O ATRASO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL É EXTREMAMENTE FREQUENTE NA INFÂNCIA E, NA MAIORIA DAS VEZES, DECORRE DE FALTA DE ESTIMULAÇÃO.
A CRIANÇA APRESENTA LINGUAGEM NO PRIMEIRO ANO DE VIDA, MAS É AO LONGO DO SEGUNDO E TERCEIRO ANO QUE ESTA LINGUAGEM FICA MIAS ESTRUTURADA E CONSOLIDADA.
EXISTEM PROBLEMAS NEUROLÓGICOS, PSIQUIÁTRICOS E OTORRINOLARINGOLÓGICOS QUE PODEM MOTIVAR O ATRASO.
A linguagem é um conceito amplo da comunicação. É a capacidade de o indivíduo expressar suas ideias, suas vontades, suas emoções. Isso pode ser feito através da fala, mas também com gestos, olhares, sons e escrita.
O desenvolvimento da linguagem começa muito antes de a criança emitir suas primeiras palavras. Com 6 a 9 meses, ela já passa a balbuciar sílabas repetidas – “bababa”, “mamama”.
Entre 10 a 12 meses, observamos o aparecimento dos gestos com significado, como dar tchau, esticar os braços quando quer o colo ou apontar para algo que deseja.
Ao redor de 13 a 15 meses, a criança ainda pode não proferir palavras, mas ela já brinca de falar. Emite sons, às vezes sem significado, como se estivesse querendo comunicar algo.
Quando esperamos que uma criança fale palavras? Algumas já ensaiam antes dos 12 meses de idade. O mais comum, no entanto, é que isso ocorra entre 12 e 24 meses.
IDADE |
AVISO DE ALERTA |
0-3 MESES | FALHA NO TESTE DA ORELHINHA, NÃO REAGE AOS SONS, NÃO SORRI, NÃO ESTABELECE CONTATO VISUAL |
3-6 MESES | NÃO PRODUZ SONS, NÃO REAGE AOS SONS, NÃO REAGE AO SEU NOME |
6-9 MESES | NÃO REAGE A ESTÍMULOS SONOROS |
9-12 MESES | NÃO FALA SÍBALAS ISOLADAS |
12-18 MESES | NÃO ATENDE A ORDENS SIMPLES, NÃO REPETE PALAVRAS, NÃO FALA PALAVRAS MAIS SIMPLES |
18-24 MESES | VOCABULÁRIO REDUZIDO (4 A 6 PALAVRAS) |
2-3 ANOS | NÃO REAGE A ESTÍMULOS, NÃO USA PALAVRAS ISOLADAS |
3-4 ANOS | UTILIZA DISCURSO QUE NINGUÉM COMPREENDE, USA MAIS GESTOS DO QUE FALA. |
4-5 ANOS | NÃO DESCREVE ACONTECIMENTOS,TROCA ALGUNS SONS NA FALA, NÃO FAZ PERGUNTAS. |
5-7 ANOS | UTILIZA FRASES AGRAMATICAIS, REPETE SÍLABAS E PALAVRAS (GAGUEJA). |
MAIS DE 7 ANOS | NÃO RECONHECE LETRAS , NÃO ARTICULA CORRETAMENTE AS PALAVRAS |
O ATRASO SIMPLES DE LINGUAGEM É O MAIS IMPORTANTE POR ISSO ENUMERAMOS ALGUMAS ORIENTAÇÕES QUE PODEM SER UTÉIS NA PREVENÇÃO DE ATRASOS DE FALA POR FALTA DE ESTIMULAÇÃO ADEQUADA.
1 – A CRIANÇA DEVE TER O SEU ESPAÇO E DEVE TER ALGUM TEMPO DO DIA PARA PERMANECER SOZINHA : desde cedo, a criança deve ser estimulada e reconhecer a sua independência e exercer sua autonomia. A comunicação se estabelece entre duas pessoas: se a criança é atendida sempre como um recém-nascido e tem todas as suas necessidades atendidas como se estivesse ligada às outras pessoas, não tem interesse e nem necessita se comunicar.
2- EVITAR O USO DA CHUPETA: após 6 meses de idade utilizar a chupeta somente para dormir. Tentar retirar totalmente antes dos 3 anos. A criança que permanece com a chupeta na boca fala menos. A chupeta pode alterar a arcada dentária , podendo ocasionar mordida aberta anterior e ceceio anterior ( criança que fala com a língua entre os dentes) . Crianças que usam chupeta apresentam mais episódios de otite média aguda.
3 – DIMINUIR AS MAMADEIRAS: aumentar a ingestão de alimentos sólidos; dar preferencia às frutas , evitar os sucos; manter os orifícios do bico da mamadeira no tamanho original, não aumentá-lo.
4 – ESTIMULAR A MUSCULATURA DA FALA: a musculatura da fala é a mesma da mastigação, portanto, quanto mais a criança mastigar, melhor. A articulação dos sons da fala está intimamente relacionada à maturação do sistema miofuncional oral e das funções dos sistemas respiratório, deglutição e sucção.
5 – CRIANÇAS QUE COMEM POUCO: as vezes as crianças estão ingerindo muito mamadeiras, iogurtes e gelatinas, dando falsa impressão de falta de apetite. Na verdade a criança está comendo sim , só que não adequadamente e esses líquidos estão tirando o apetite delas para os alimentos sólidos que necessitam de mastigação.
6 – COLOCAR NA ESCOLA: inicia-se a linguagem para que possamos conseguir o que queremos. Em ambiente em que as pessoas não sabem o que a criança quer, ela será motivada a solicitar o que precisa.
7 – AUMENTAR AS TROCAS COMUNICATIVAS: a ação conjunta entre adulto – criança é que permite que a linguagem se desenvolva e se torne eficiente. Os familiares devem ser orientados a estimular os filhos para que solicitem verbalmente o que querem. Todo o pedido deve ser acompanhado de conversa, para que eles se sintam motivados a falar.
8 – LINGUAGEM É COMUNICAÇÃO. É UMA SIMBOLIZAÇÃO. Sabe-se que existe um período ótimo para o armazenamento das palavras no cérebro e que este período corresponde aos primeiros anos de vida. Quanto mais os pais conversam com os filhos, desde os primeiros momentos de vida, melhor e mais depressa os beb6es desenvolvem a fala.
9 – CONVERSAR DE FORMA CLARA E CORRETA. Não usar fala infantilizada e evitar empregar todas as palavras no diminutivo.
10 – DEVE-SE FALAR MAIS ALTO, MAIS DEVAGAR E MAIS MELODIOSAMENTE: a velocidade de processamento das informações auditivas nos bebês é mais lenta do que nas crianças maiores e nos adultos.
11 – LER ESTÓRIAS INFANTIS DIARIAMENTE: A leitura proporciona um aumento de vocabulário e de possibilidades que enriquecem o conhecimento da criança.
12 – NÃO LIGAR A TELEVISÃO: Para as crianças muito pequenas, os aparelhos eletrônicos (TV, tablets, smartphones) são altamente prejudiciais. Estes equipamentos não servem como estímulo para a fala, pois não há interação com a criança. Se a TV está ligada , as pessoas falam menos. O cérebro só registra aquilo que ouve claramente: se quisermos que a criança aprenda, devemos diminuir o ruído ambiental.
13 – SENTAR NO CHÃO E BRINCAR COM A CRIANÇA: A brincadeira permite uma troca imprescindível para o desenvolvimento da linguagem.
Entre outras coisas, fique atento a esses três pontos:
1) Você nota que seu filho escuta bem? O teste da orelhinha ao nascimento foi normal? Ele teve muitas infecções ou dores no ouvido?
Para aprender a falar, é preciso ouvir bem e ser capaz de diferenciar os sons. Se você desconfia que seu filho não ouve, ou que não escuta muito bem, converse com o pediatra para ver a necessidade de um exame de audição.
2) Como está o desenvolvimento do seu filho? Ele começou a andar antes dos 14 meses, e brinca com os brinquedos de uma forma adequada? Se interessa por outras crianças?
A fala não evolui isoladamente. É importante observar como está o desenvolvimento de uma forma geral.
3) Existe algum sinal sugestivo do espectro autista?
O atraso na fala é apenas um dos sinais. Outros podem ser sutis, como ter dificuldade para olhar nos olhos, usar brinquedos de forma diferente, adquirir manias esquisitas.
Ou mesmo não responder quando chamado, fazer movimentos repetitivos, não utilizar gestos como “apontar” e ter pouco interesse por expressões de emoções (não emitindo sorrisos em resposta às gracinhas dos pais). Os pequenos com esse quadro também não buscam ativamente a interação com outras pessoas, mesmo pais e irmãos.
Se alguma dessas três questões disparar um sinal de alerta, é necessário buscar auxílio para o diagnóstico e início do tratamento especializado o mais rapidamente possível.
Agora, é importante não confundir o ato de não falar com o de falar errado. É comum as crianças trocarem os sons quando estão experimentando as primeiras palavras.
Acima dos 2 anos de idade, se há uma fala muito errada que ninguém entende, ou se, acima de 3 anos, a fala tem muitas trocas de letras, é preciso consultar um pediatra, que pode indicar avaliação fonoaudiológica. Não se deve aguardar até os 4 anos de idade para procurar auxílio profissional!
No mais, ajude seu filho a desenvolver a fala. Converse com ele o tempo todo, conte histórias desde bebê, cante músicas com gestos para acompanhar o som. Narre ações do dia a dia, descreva o que estão vendo ou fazendo juntos. E, até os 2 anos de idade, evite o uso de TV, tablets e celulares, que não promovem estímulos adequados.
É RESPONSABILIDADE DOS PAIS CRIAR FILHOS MAIS ATENTOS, EMPÁTICOS, PREPARADOS PARA O FUTURO E CONVÍVIO COM OUTROS SERES HUMANOS.
ESSA NOVA GERAÇÃO, DESFOCADA DO CONTATO HUMANO E FOCADA NOS APARELHOS ELETRÔNICOS SÃO VÍTIMAS DE EVENTOS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE MUITAS ALTERAÇÕES NA FORMAÇÃO DA FALA. VAMOS TENTAR ESTIMULAR E PROPORCIONAR AOS NOSSOS FILHOS UMA INFÂNCIA MAIS SAUDÁVEL E FELIZ.
ESSA MATÉRIA FOI ESCRITA BASEADA NO ARTIGO: ATRASO DA LINGUAGEM. AUTORES: BERENICE DIAS RAMOS, MARIA ELZA KAZUMI YAMAGUTI DORFMAN, LAUREN MEDEIROS PANIAGUA. PUBLICADO NO PRONAP- MÓDULO DE RECICLAGEM DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA- VOLUME 18 NÚMERO 1- 2015
Fonte adaptada de: Clínica Mon petit