O que é alergia alimentar? Qual a diferença entre alergia, intoxicação alimentar e intolerância?
Muitas pessoas confundem a alergia alimentar como qualquer reação anormal após a ingestão de alimentos, como diarréia, dor abdominal, vômitos, enxaqueca, tosse, ou qualquer outro sintoma que ocorra como resultado da ingestão de alguma comida. Não é bem assim…
A reação adversa ao alimento inclui qualquer reação anormal após a ingestão de alimentos e pode ser resultado de:
Intolerância – é uma reação de natureza digestiva. Por algum motivo não conseguimos digerir algum alimento ou parte de um alimento. (ex: crianças que não toleram o leite, pois não conseguem fazer a digestão completa do açúcar do leite: a lactose).
Intoxicação : é a consequência direta da ação de alimentos contaminados por um dos seguintes:
Produtos químicos tóxicos (agrotóxicos, envenenamento, metais pesados).
Ação de substâncias farmacológicas contidas nos alimentos (ex: tiramina contida nos queijos velhos, por exemplo, pode “fazer mal” a algumas pessoas ou as reações à cafeína)
Microorganismos: vírus, bactérias, parasitas.
Aversão : crianças que têm náuseas e até vômitos ou outros sintomas apenas de “pensar” em determinado alimento por diversos possíveis motivos e tem origem comportamental. Isso ocorre com algumas crianças frente a medicamentos por exemplo. Alguns pais interpretam que a criança tem alergia ao medicamento pois sempre que o ingere, a criança vomita.
Alergia alimentar: reação adversa ao alimento que compreende um mecanismo imunológico, ou seja produção de anticorpos e/ou outras células de defesa do nosso corpo contra determinados alimentos, causando os mais variados sintomas.