Os leites que visam substituir o leite de vaca na alimentação das crianças menores de 2 anos de idade são aqueles que apresentam uma proteína diferente: como a proteína da soja, do arroz ou os leites hidrolisados (em que ocorre quebra artificial da proteína do leite de vaca).
O tipo de leite depende da manifestação clínica e do tipo de reação envolvida. Em alguns casos não deve nem ser tentado o leite de soja.
O leite de cabra não é recomendado em nenhuma circunstância devido à chamada “reação cruzada” (ou sensibilização simultânea – quando ocorre alergia a proteína do leite de vaca também ocorre à proteína do leite de cabra). O mesmo fenômeno pode ocorrer com o leite de soja.
Antes do 2 anos o ideal é oferecer uma fórmula infantil, ou seja, um leite que apresente uma composição nutricional com vitaminas, minerais e aminoácidos adequados para a faixa etária.
Para mais informações, o Dr. Magno Veras em parceria com a Dra. Fabiana Mendes, desenvolveu o melhor site a respeito de alergia à proteína do leite de vaca para ajudar as famílias de todo o Brasil, com informações completas: www.alergiaaleite.com.br
Nele vocês podem encontrar todas as informações, desde o diagnóstico até o tratamento, incluindo um e-book gratuito sobre o assunto.