Uma das grandes dificuldades para os pais hoje em dia é fazer com que os filhos comam bem no café da manhã. Essa é uma das principais refeições do dia.
Cafés da manhã completos não são apenas para executivos. O café da manhã deveria ser chamado de “refeição do sucesso”. As proteínas tendem a estimular o cérebro das crianças e os carboidratos complexos (integrais) tendem a acalmá-las. Um café da manhã equilibrado, portanto, ajuda a criança a aprender e a se comportar bem durante toda a manhã.
O que diz a ciência:
O que servir no café da manhã?
As refeições matinais devem conter uma quantidade balanceada de proteínas, carboidratos complexos e cálcio.
Sugestões:
Tais sugestões dão ênfase a alimentos com alto teor de fibras (carboidratos integrais e frutas), as quais ajudam a diminuir os picos de insulina, já que os alimentos passam a ser absorvidos de forma mais lenta. Além disso, ajudam a reduzir o colesterol e a melhorar o trânsito intestinal.
Café da manhã com rosquinhas doces, cereais açucarados ou biscoitos e bolos industrializados podem levar à redução da aprendizagem no meio da manhã e à redução do desempenho escolar, causadas pela baixa de açúcar no sangue que se segue à digestão rápida e à liberação excessiva de insulina.
O “apagão da manhã”, que usualmente ocorre entre dez e onze horas da manhã, é um dos momentos mais difíceis do dia para o aprendizado das crianças, segundo os especialistas em educação. Um bom café da manhã poderia ajudar a reduzir o problema.
Fonte: Clínica Mon petit