Como são realizados os testes de alergia? São confiáveis? Por que meu médico não pede estes exames?

Site exclusivo de alergia a leite de vaca criado pelo Dr. Magno Veras

Existem testes realizados através de exames de sangue (chamados antigamente de RAST) e os testes cutâneos que podem ser de:

  • Escoriação (Prick test ou teste de punctura; em que se “raspa” a pele e coloca-se a substância própria a ser testada, chamada de antígeno).
  • Intradérmicos (injeta a substância sob a pele, contudo, hoje estes testes não são mais utilizados) ou através da:
  • Oclusão do “alimento” na pele (Patch teste; em que se “gruda” o antígeno na pele).

Estes testes devem ser realizados apenas por profissional capacitado e NUNCA realizados em casa. Estes testes devem ser realizados apenas nos casos de reações imediatas em que ocorra a suspeita de reações mediadas pelo IgE.

Os testes alérgicos nem sempre são necessários e precisam ser avaliados com cautela. Embora úteis, em algumas situações podem gerar falsos negativos (quando o exame é negativo, mas a criança apresenta a alergia) e em outras pode gerar falsos positivos (quando o exame é positivo, mas não se trata de alergia). A interpretação destes resultados depende da idade da criança, tipo de doença associada e manifestação clínica da alergia.

Para mais informações, o Dr. Magno Veras em parceria com a Dra. Fabiana Mendes, desenvolveu o melhor site a respeito de alergia à proteína do leite de vaca para ajudar as famílias de todo o Brasil, com informações completas: www.alergiaaleite.com.br

Nele vocês podem encontrar todas as informações, desde o diagnóstico até o tratamento, incluindo um e-book gratuito sobre o assunto.

Posso ajudar?